• Pedro Emerenciano Amaro

Corrida comemorativa de 70 anos da F1 com Bottas largando em primeiro

Treino classificatório da Corrida dos 70 anos da Fórmula 1, define a largada com Bottas em primeiro, Hamilton em segundo e Hulkenberg em terceiro. Ferrari não vem bem novamente e Vettel não passa se quer do Q2.


Corrida dos 70 anos da Fórmula 1 em Silverstone

Para os fãs de fórmula 1 não é segredo que Silvertone é um dos principais autódromos da categoria, mas o que alguns podem não saber é que lá foi realizado a primeira corrida da fórmula 1. Por tudo o que aconteceu esse ano em questão da pandemia, o calendário foi mudado radicalmente e uma das mudanças além de começar meses depois do previsto, foi que teriam autódromos com 2 corridas, sendo a segunda corrida uma especial, assim aconteceu por exemplo na Áustria, que teve o primeiro final de semana como o GP da Áustria e o segundo como GP da Estília (nome dada a região). Já na Inglaterra, o segundo GP se chamou GP dos 70 anos, em comemoração a data importante da categoria e isso é muito simbólico pensando também que o melhor piloto da categoria atualmente e na minha opinião o futuro melhor de todos os tempos, é inglês. Esse GP inevitavelmente vem trazendo algumas experiências do que foi visto na semana passada, como por exemplo a sequência de pneus estourando nas últimas voltas, entre os pilotos prejudicados temos Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Lewis teve que correr com um pneu estourado por alguns segundos, com Verstappen quase ganhando a posição, mas por ser nos segundos finais da corrida, o piloto inglês conseguiu vencer. Já Bottas não teve a mesma sorte, seu pneu estourou antes de Lewis, ele que vinha em segundo foi obrigado a parar e não chegou se quer aos 10 primeiros que recebem pontos. Então para esse final de semana tínhamos esses fatores e vários outros, o que aumenta minhas expectativas para amanhã (9), onde veremos um grid de largada bem interessante.


Minhas observações do treino

Minhas observações no Q1

  • Hulkenberg ainda ocupando o lugar de Pérez se demonstra muito bem pro fim de semana.

  • Após problemas no motor no dia de ontem (7), Vettel não impressiona e aumenta o sinal de alerta e sua saída da Ferrari pode vir com um final em crise. A diferença de Leclerc e Vettel é impressionante, nunca vi a Ferrari dessa forma, muito menos o Vettel. Ferrari fez sua primeira troca de motores permitidas nos dois carros. (A troca foi durante o final de semana de corrida e não hoje)

  • Eliminados do Q1: Kvyat, Magnussem, Latifi, Giovinazzi e Raikkonen.

  • Na minha opinião a Alpha Romeo é o pior carro do grid e esse treino confirmou isso.

  • No Q1 Bottas fez o melhor tempo

Minhas observações no Q2

  • Verstappen me impressionou entrando com pneus duros, algo que não é comum pra um treino classificatório.

  • Minha surpresa foi Russel chegar ao Q2, ele já vem fazendo isso a algumas corridas, mas em determinado ponto do Q2 pensei que ele pudesse pegar uma boa posição, levando talvez a Willians até o Q3.

  • Hulkenberg comprovou que ia fazer uma boa classificação, mostrando que pode surpreender nesse final de semana não só na classificação, mas também na corrida.

  • Eliminados no Q2: Ocon, Vettel, Sainz, Grosjean e Russell

  • Bottas marca o melhor tempo no Q2.

Minhas observações no Q3:

  • Hulkenberg e outros pilotos sofrem com a curva 14, o que pode ser um problema pra amanhã .

  • Hamilton erra e não consegue fazer as melhores voltas no treino classificatório.

  • Os pilotos da RBR estavam andando no Q3 totalmalmente desiguais, mas sabemos que o carro de Verstappen é melhor, já que todas as inovações vão primeiro para o carro dele.

  • Ricciardo corre muito bem na minha opinião com seu carro Renault.

  • Bottas marca o melhor tempo e é o Pole.


Grid de largada

  • Mesmo com os carros da Racing Point correndo com motores Mercedes, percebemos que a atual campeã ainda tem uma vantagem grande sobre os demais carros, em especial os da Racing, já que Hulkenberg que correu muito bem ficou há 0.928 de Bottas, quase 1 segundo.

  • Deu pra ver que o problema não é só da Ferrari, mas também do Vettel, se terminar assim, acredito que o máximo que a Ferrari pegará vai ser um 4° lugar na classificação de construtoras, atrás de equipes como RBR e Racing Point.


Pilotos após a corrida

Hulkenberg, o terceiro

"Os últimos sete ou oito dias foram loucos. Nesse fim de semana eu me sinto muito preparado. Q3 foi de foco e de dar tudo que eu tinha. Eu estou surpreso com o resultado, mas com um sorriso no rosto"

Hamilton, o segundo

"Valtteri fez um excelente trabalho, mas a minha volta não foi boa. Não acredito em estratégias de uma parada amanhã, então vamos ver como as coisas acontecem"

Bottas, o primeiro

"A sensação é boa. Eu amo a classificação, principalmente quando tudo vai bem. Orgulhoso de pilotar esse carro. Nossa primeira missão é largar bem e começar daí"


O que eu espero pra corrida de amanhã...

Amanhã espero ver uma corrida bem disputada, com Bottas e Hamilton brigando pela ponta, mas não irão se indispor e nem ter problemas para não prejudicar a equipe, já que a Mercedes é bem mais preparada e não deixará acontecer o que aconteceu com a Ferrari no início da temporada, quando Vettel e Leclerc bateram. Vejo Verstappen podendo apontar também, não seria surpresa ele brigando pela primeira posição, já que o holandês me surpreende a cada corrida. Vocês devem ter percebido que elogiei bastante o Hulkenberg, mesmo que ele não tenha feito um bom final de semana, no GP da Inglaterra (quando ele foi chamado as presas porque Pérez estava com Covid-19), esse final de semana creio que ele vá fazer uma ótima corrida, não creio que ele fique na mesma posição que ele vai largar, mas vejo ele brigando com o Ricciardo, Albon, Leclerc e Stroll. Estou curioso pra ver se Vettel não marcará pontos novamente, não vejo ele passando nem da 8° posição. Enfim, creio que pela importância da corrida, por ser um GP simbólico, vamos ter uma ótima corrida e que não se repita as estratégias da semana passada que eram evidentes que iriam falhar.


📷: @hulkhulkenberg, @f1, @valterribottas e @lewishamilton