Caio Lisboa de Souza
Flamengo e Renato Gaúcho: Sonho finalmente realizado
Com alguns anos de atraso, ex-jogador do clube carioca realiza o sonho de treinar a equipe rubro-negra.

Já faz alguns anos que, em entrevistas, Renato Gaúcho reafirmava que tinha o sonho de treinar o Flamengo. Entretanto, seja por renovações com o Grêmio ou possíveis falhas comunicativas, esse sonho não se tornava possível, até a demissão de Rogério Ceni.
Desde que deixou o Grêmio, Renato estava apenas curtindo a família e esperando a inevitável demissão do antigo treinador do Flamengo. Tanto que bastaram apenas algumas horas para ser realizada uma reunião entre os executivos do rubro-negro e o atual treinador, seguido pelo anúncio oficial.
Mas a pergunta que fica é: Vai dar match? Do meu ponto de vista, não seria o treinador 100% a altura do elenco atual. O jogo de Renato é muita vezes retrancado e o mesmo não vê problemas em poupar um elenco inteiro em jogos de campeonatos importantes. No entanto, o Flamengo é um time do povo, e precisa de um treinador do povo, que puxe o microfone para si em entrevistas e dê a cara a tapa, que tenha o controle do vestiário, mesmo que precise ser amigo dos jogadores para tal.
A primeira partida a frente do cargo não pode ao meu ver ser atribuída a Renato, teve apenas dois dias de treinos, não pode colocar sua mão no time. No entanto o Flamengo não jogou nem um pouco bem, o que serve de alerta.
Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo