• Caio Lisboa de Souza

Flamengo e Resende empatam em 2 a 2 no Engenhão; Empate tem gosto amargo para ambas as equipes

Em jogo marcado por graves falhas de Diego Alves, Flamengo só arranca o empate nos minutos finais, e observa distante o título da Taça Guanabara.



Empolgado com a vitória maiúscula sobre o Botafogo na última quarta-feira, o Flamengo chegou para o confronto com o Resende confiante na vitória.


Desde o início da partida, foi observada uma grande superioridade do time rubro-negro, seja em volume de jogo, seja em chances criadas. Ao todo, foram 32 chutes do Flamengo, contra apenas 6 do Resende.


No entanto, o time da Gávea esbarrou em falhas recorrentes: defesa fraca e baixo aproveitamento das finalizações. Ambas as falhas formam um combo não muito agradável, levando em consideração o famoso ditado de que quem não faz, leva.


E esse foi o roteiro da partida. Enquanto muitas chances foram desperdiçadas pelo Flamengo, bastou uma, e uma grande falha de Diego Alves, para o Resende abrir o placar no Nilton Santos, aos 27 da primeira etapa. Até o final do primeiro tempo não houveram muitas mudanças no jogo.



Na volta do intervalo, o rubro-negro fez três alterações: David Luiz no lugar de Léo Pereira, Arão no lugar de João Gomes e Arrascaeta no lugar de Pedro. Alterações essas que deixaram o Flamengo mais defensivo do que antes, mesmo precisando encontrar o caminho do gol.


Na segunda etapa, o Resende se fez mais perigoso, aproveitando os contra-ataques para buscar espaços na zaga do Flamengo, principalmente pelo lado de Fabrício Bruno. Em um desses contra-ataques, nova falha de Diego Alves, e mais um gol na conta do Resende.


A partir desse momento, Paulo Sousa colocou Lázaro no lugar de Filipe Luís e ligou o modo ataque total. E deu certo. Aos 42 minutos da etapa complementar, Arrascaeta bateu muito bem na bola e diminuiu a distância no placar.


Com 6 minutos de acréscimos, o Flamengo continuou pressionando, e conseguiu um pênalti, muito bem batido e convertido por Gabriel Barbosa. Mas após isso, só se viu correria, nada de futebol bonito.



Com 4 pontos atrás do líder Fluminense, o Flamengo vê a conquista da Taça Guanabara distante. Se vencer o próximo jogo, o time das Laranjeiras já será o campeão da primeira fase do Carioca. Apesar disso, o Flamengo já encaminhou sua classificação para a fase final do torneio, do qual pode conseguir seu primeiro tetracampeonato na história.


A próxima partida do Flamengo é no próximo domingo, às 16h, contra o Vasco, enquanto o Resende enfrenta o Fluminense sábado, também às 16h.


Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo