• Pedro Emerenciano

Opinião de Pedro: Barcelona contra Napoli por uma vaga nas quartas da UCL



Barcelona e Napoli vão decidir uma das vagas para as quartas de final da UEFA Champions League (UCL) neste sábado 08 de agosto, às 16 horas pelo horário de Brasília, com o apito nas mãos de Cakir C. Da Turquia, em um momento catastrófico para o mundo onde esse e muitos mais jogos podem dar um momento de alegria para seus torcedores. A partida será realizada no estádio Camp Nou em Barcelona, onde não poderá ter público, por causa da Covid-19, mas o jogo ainda tem muito brilho. De um lado temos o Barcelona que desde a temporada 2006/07, não fica fora das quartas da UCL, do outro lado temos o Napoli que nunca chegou se quer as quartas de final, portanto o time italiano vai em busca de fazer história e também sua melhor campanha.

Barcelona e suas últimas eliminações na UCL

Qualquer um que tem o mínimo de conhecimento sobre futebol sabe que o Barcelona é um dos maiores times do mundo, acumulando cinco títulos da UCL, o time catalão vai em busca de quebrar uma sequência de eliminações traumatizantes para seus torcedores, jogadores e envolvidos com o time. Após a fantástica temporada de 2014/2015 onde o time catalão ganhou a tríplice coroa, incluindo o título da UCL, um time que tinha um dos ataques mais poderosos da história formado por Neymar, Messi e Suarez, foi perdendo o brilho e hoje trás eliminações traumatizantes como a eliminação para a Roma na temporada 2017/18, no primeiro jogo o Barça fez 4 a 1 em seus domínios, já no segundo jogo o time foi até a Itália e sofreu uma derrota cruel por 3 a 0, que eliminou o time de Barcelona, que no ano seguinte sofreria algo parecido ou até mais cruel. Na temporada 2018/19, o Barça foi eliminado pelo Liverpool que se tornaria campeão mais tarde. No primeiro jogo, o Barcelona venceu por 3 a 0 no Camp Nou; Já no segundo jogo na terra dos Beatles, o Liverpool aplicou um incrível 4 a 0 no time que tem o melhor jogador do mundo, eliminando o Barcelona que buscava a final. Enfim, o Barcelona vai ter que lutar para conseguir quebrar essa sequência de eliminações traumáticas e buscar o título, que é o mais importante.

Napoli busca fazer história na UCL

O Napoli apesar de ser um time grande no cenário Italiano, tem suas melhores campanhas na UCL terminando nas oitavas, nessa temporada e na temporada de 2011/12, onde o time de Nápoles foi eliminado pelo Chelsea, que se tornaria campeão. O confronto teve uma reviravolta incrível no segundo jogo, após o Napoli vencer por 3 a 1 o time de Londres, o Chelsea igualou o placar no tempo normal e nos acréscimos fez o gol da classificação, tirando o time italiano da competição. Fato é que o Napoli não se consolidou na UCL, mas vai tentar fazer isso nessa temporada atípica em cima do Barcelona de Lionel Messi, mas isso não assusta tanto, já que o Napoli conseguiu ganhar na fase de grupos do atual campeão Liverpool, que vinha em uma fase ótima, perdendo seu primeiro jogo na temporada para o próprio Napoli na Itália, o mesmo ainda conseguiu arrancar um empate no Anfield em Liverpool. Então pode ter certeza que o Napoli vai em busca da classificação e não vai jogar contra o amplo favoritismo do Barcelona, já que o time napolitano entra com chances iguais na partida.

A partida de ida em Nápoles, com um empate de 1 a 1

Fato é que os times não tem um retrospecto bom quando jogam com uma vantagem muito grande, mas isso que dá brilho para essa partida, com o empate em 1 a 1, o Barça tem a vantagem de jogar em casa (mas sem público) e a vantagem de se classificar com uma vitória simples ou até mesmo um empate sem gols. No primeiro jogo desse confronto, o Napoli foi melhor, teve mais oportunidades e obrigou o Ter Stegen a trabalhar fazendo 3 defesas. Já o Barcelona que não convenceu, teve a posse de bola alta com 67%, como já é esperado em todos os jogos do time catalão. Os gols da partida foram marcados por Mertens para o Napoli aos 30' e por Griezmann para o Barcelona aos 57', além de Vidal ter sido expulso aos 89', grave esse nome, pois Vidal deverá ser desfalque para a partida. Na primeira partida os times viviam momentos diferentes nos campeonatos nacionais, o Barcelona brigava pelo título enquanto o Napoli buscava vaga para alguma competição continental, hoje nenhum dos dois times conquistaram seus objetivos nacionais, o Barcelona viu seu maior rival Real Madrid vencer o espanhol, enquanto o Napoli amargou a sétima colocação e não se classificou para nenhum campeonato continental, mas ganhou a Copa do seu país em cima da Juventus de CR7.

Últimos dez jogos...

Barcelona

6 Vitórias

3 Empates

1 Derrota


Napoli

5 Vitórias

2 Empates

3 Derrotas


Desfalques e dúvidas

Barcelona

Sergio Busquets, Arturo Vidal, Ousmane Dembéle, Samuel Umtiti e Arthur

Napoli

Insigne, Manolas


Minha opinião sobre o jogo

Por mais que não tenha torcida no Camp Nou, é certo que terá algum efeito sobre o Barcelona por jogar em casa, tem toda uma atmosfera por trás do estádio, mas não descarto um Napoli jogando bem e buscando o resultado, o Barcelona tem desfalques importantes e isso poderá pesar, mas o time catalão tem o melhor jogador do mundo e alguns até dizem da história, Lionel Messi mais uma vez vai ter que aparecer para que o Barça consiga essa classificação e é provável ter Griezmann na escalação, então o Napoli terá que ter um cuidado com esse ataque poderoso. Na minha opinião o Barcelona chega sim como favorito, mas não deve ser um jogo fácil, se o Napoli manter o padrão da escola italiana, de um jogo mais defensivo, pode complicar a vida do time de Barcelona para conquistar seu objetivo, mas a certeza é que vai ser mais um jogo no padrão da Champions League.


  • Imagens: Instagram oficial do Napoli (@officialsscnapoli) e instagram oficial do Barcelona (@fcbarcelona)