• Caio Lisboa de Souza

#SemClubismo: Quem será campeão da Copa do Mundo? E da Libertadores?

Os palpites sobre quais clubes serão campeões dos grandes torneios em 2022, levando em consideração a última temporada e o elenco que disputará a competição



Como bons amantes do esporte bretão, temos na ponta da língua quem é o melhor em cada posição, quem é favorito para um campeonato, quem deve ser contratado, e por aí vai. Quase sempre essas opiniões vem com uma grande carga de clubismo, e não é errado, visto que estamos habituados a ler mais sobre nossos clubes do coração do que sobre os demais. No entanto, como jornalista que busco ser, trago meus palpites com a menor carga de clubismo possível, sobre os campeões de 2022!



Campeonatos do Brasil e da América do Sul


Campeonato Carioca - Flamengo

Acredito que assim como nas últimas 3 temporadas, o Flamengo irá ser campeão, confirmando uma superioridade de elenco e gestão em comparação com os demais clubes do Rio de Janeiro. O único clube carioca com potencial para fazer frente ao Flamengo, hoje, é o Fluminense, que está se reforçando bem para 2022, no entanto ainda há um grande gap no quesito tático e técnico, que no futebol pode até ser compensado eventualmente com raça e entrega, mas não acredito que será o caso em 2022.


Campeonato Paulista - Palmeiras

Assim como o Flamengo, o Palmeiras tem um elenco mais estruturado e bem treinado que os outros grandes de São Paulo. Corinthians tem o elenco base de 2021, que conta com grandes nomes do futebol brasileiro, mas todos em reta final de carreira, São Paulo e Santos estão se reforçando agora no início do ano e acho que isso vai ser o empecilho para levantarem o caneco.


Campeonato Mineiro - Atlético Mineiro

Em Minas Gerais, quem tentará fazer frente com o Atlético é o América, mas há entre os dois uma diferença muito grande, principalmente de elenco. Por isso, acredito que o Atlético sobrará no campeonato.


Campeonato Gaúcho - Internacional

No Gauchão, a disputa será o tradicional Gre-Nal, e diferente dos demais Estados já citados, Inter e Grêmio não tem uma grande diferença de elenco, apesar do tricolor estar na segunda divisão. No entanto, o Inter está mais estabilizado e é isso que fará com que vençam a competição.


Supercopa do Brasil - Flamengo

No primeiro grande evento futebolístico nacional, será visto o embate entre os dois melhores elencos do país. Desde já, é vista uma manifestação por parte do Atlético para mudar a sede da partida que, tradicionalmente, ocorre em Brasília, e penso que isso já é um primeiro gol para o Flamengo.


Com a bola rolando, sinto que o Paulo Sousa fará de tudo para que, taticamente, o time se imponha sobre o Galo, para mostrar seu cartão de visitas ao torcedor rubro-negro. A favor do Atlético, há o fato de terem vencido tanto o campeonato quanto a taça nacional, o que é um feito gigante, além do elenco encaixado da última temporada.


Será uma grande partida, mas vejo o elenco do Flamengo mais inteligente e preparado que o do Atlético, e isso será o trunfo para vencerem a competição.


Copa do Brasil - Atlético Mineiro

O time do Atlético é muito entrosado e explosivo, qualidades que são essenciais para a conquista de copas. Por isso, vejo um grande potencial do Galo se tornar campeão novamente. Podemos ver Palmeiras e Flamengo beliscando o título, mas acredito que ele irá para Belo Horizonte.



Campeonato Brasileiro - Flamengo

O Flamengo vem para 2022 de forma parecida como entrou em 2019: com grandes craques no elenco, se preocupou em fortalecer a união entre eles, assim como o pensamento tático dentro de campo. Para tal, o novo treinador do clube impôs regras básicas, mas fundamentais para o sucesso ao final da temporada. Fazendo um paralelo com o Flamengo de Jorge Jesus, esse entrosamento entre os atletas e a cabeça sem distrações, serão essenciais para não perder pontos contra adversários fracos e ter uma vantagem nas partidas difíceis, assim como foi visto em 2019, ano em que inclusive foi quebrado o recorde de mais pontos no Campeonato Brasileiro de pontos corridos.


CONMEBOL Sul-Americana - Santos

Dos clubes já classificados para a competição, vejo o Santos como o mais experiente e preparado para ambas as fases. É um time com experiência de Libertadores, o que fará diferença nos confrontos com as demais equipes ao decorrer das fases.


No entanto, serão inseridos na competição os melhores terceiros colocados da Libertadores, e entre esses podemos ver Fluminense, RB Bragantino e Fortaleza, clubes com potencial e elenco para chegarem à final, assim como o Bragantino fez na última temporada, e levarem o título.


CONMEBOL Libertadores - Flamengo

As mesmas características que levarão o clube ao título do Campeonato Brasileiro, serão essenciais para a conquista da Libertadores. Grande parte do elenco foi campeã em 2019 e sabe das dificuldades e barreiras para se chegar ao título. Palmeiras e Atlético também vão estar na briga pelo troféu, mas a equipe rubro-negra conquistará a América pela terceira vez.



Campeonatos Europeus


Campeonato Espanhol - Real Madrid

O time da capital espanhola está voando na temporada e só não foi líder da competição na segunda rodada. Os jogadores titulares estão muito entrosados, com destaque para a dupla Vinicius Júnior e Benzema, o que fará com que rodada a rodada eles assegurem seu 35° título de La Liga.


Campeonato Francês - Paris Saint-Germain

Diferente da última temporada, o time parisiense está consistente na competição nacional, e agora Mbappé tem Messi como companhia no ataque, um jogador à altura para quando Neymar não estiver disponível. Com apenas uma derrota, o PSG está sobrando na França, e não há como perder a Ligue 1.


Campeonato Alemão - Bayern de Munique

Assim como o PSG na França, o time da Baviera sobra com folga na Alemanha, e não sabe o que é perder a Bunesliga desde a temporada 2012-2013.


Campeonato Inglês - Manchester City

O Chelsea liderou a Premier League por diversas rodadas, mas o Manchester City tem um elenco mais estrelado e experiente em torneios ingleses, o que é de grande importância na reta final da competição.


Campeonato Português - Porto

Porto e Sporting vem travando uma grande batalha pela ponta da tabela, mas os Dragões, invictos na competição, aparentam estar mais tranquilos e conseguem administrar bem os resultados rodada a rodada. Entretanto, é possível que o Sporting caia na Champions League enquanto o Porto avance na Europa League, o que possibilitaria os Leões de Lisboa não medirem esforços para levantar o troféu de campeão nacional.



Campeonato Italiano - Inter de Milão

A situação é muito semelhante ao que acontece em Portugal. A Inter lidera, mas o Milan está a apenas 1 ponto de distância na tabela. Nas competições internacionais, a Inter está no mata-mata da Champions, enquanto o Milan não joga mais nenhum torneio essa temporada, o que favorece a equipe rossonera a ter boas atuações no campeonato nacional e beliscar o título. No entanto, vejo a Inter superior no quesito técnico e acredito que isso será o ponto chave para a conquista do campeonato.


UEFA Conference League - Olympique de Marseille

Diretamente da Europa League, o OM tem como concorrentes ao inédito título a Roma e o Leicester. No entanto, entre as três equipes, o time francês é o que tem melhores elenco e desempenho recente, o que favorecerá na conquista da competição.


UEFA Europa League - Borussia Dortmund

O Borussia chega na Europa League após ter fechado a fase de grupos da Champions na terceira colocação, no entanto não contou com Haaland nas últimas partidas disputadas pela competição, fato que foi decisivo para a classificação final.


A perda de qualidade na ausência de Haaland pode ser tornar um problema, visto que Barcelona, Porto, Lazio, entre outros grandes clubes também estão na briga pelo título. Em condições normais, o troféu será erguido pelo time alemão.


UEFA Champions League - Real Madrid

Talvez o torneio mais difícil de apontar um campeão na temporada, principalmente devido aos grandes embates logo nas oitavas de final. Vejo que estão na disputa pelo título, além dos merengues, PSG, Bayern e Manchester City. Mas logo na primeira fase, já veremos um jogo digno de final: Real Madrid vs Paris Saint-Germain, e acredito que o vencedor desse confronto será, também, o vencedor da competição.


Pelo momento atual e grande fase dos jogadores, observo o Real Madrid vencendo os confrontos, mas o time francês tem Neymar, Messi e Mbappé, craques que mesmo não estando em grande fase, podem facilmente decidir jogos.




Campeonatos Mundiais


Mundial de Clubes - Chelsea

No período dos últimos 10 anos, o único clube sul-americano que conseguiu bater de frente com o adversário europeu foi o Flamengo em 2019, e acredito que em 2022 isso possa acontecer novamente. O Palmeiras de Abel Ferreira é muito bem treinado e tem grandes jogadores no elenco, por isso acredito que será um jogo aberto. No entanto, há uma disparidade financeira muito grande entre os clubes, o que reflete diretamente nos jogadores em campo, e por isso acho que o Chelsea leva vantagem nessa provável final.


* Por mais que tenha sido campeão em 2012, o Corinthians não bateu de frente com o Chelsea, jogou retrancado, o que ao meu ver não é propor jogo.


Copa do Mundo - Brasil

Depois de fracassar para a Alemanha em 2014 e parar na Bélgica em 2018, vejo a seleção brasileira de 2022 como mais preparada do que nas outras edições. Neymar é novamente o grande líder e protagonista do elenco, mas teremos peças como Vinicius Júnior, Lucas Paquetá, Raphinha, Richarlison, Rodrygo, entre outros possíveis convocados, que tem um potencial enorme para decidir partidas. A dupla de zaga é muito experiente, assim como os goleiros. O que me preocupa nessa seleção são os laterais e a fixação do Tite com o Fred. Perdemos a Copa América para a Argentina por falha de um lateral, assim como outros meias já se mostraram mais versáteis que o atleta do Man. United. Mas acredito que são pontos que serão bem arrumados até novembro.


Além do Brasil, outras seleções tem grandes jogadores e potencial para conquistarem a competição, como França, Argentina, Alemanha, Bélgica e Inglaterra. Sem falar das seleções "menores" que podem surpreender, assim como nas outras edições, com destaque para a Dinamarca, que fez uma ótima campanha nas eliminatórias.



Fecho assim meus palpites, com grande vontade de que os mesmos se tornem realidades, visto que são resultados que me agradam. Gostaria, no entanto, de saber os palpites de vocês, para surgir o debate e, futuramente publicar mais textos revisando os palpites e comentando quais clubes venceram, de fato, os campeonatos.



Imagens: @FIFAWorldCup, @Atletico, @FCPorto e @realmadrid.